O Esporte

Acervo PanamhockeyUma bola. 11 jogadores. O objetivo é fazer gols. Mas em vez de usar os pés, os jogadores precisam ter muita habilidade com o taco. Um dos esportes olímpicos mais tradicionais, o hóquei sobre grama está presente nos Jogos Olímpicos desde 1908, em Londres. Cada partida é disputada em dois tempos de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo. O campo, orginalmente de grama natural, hoje em dia é de grama sintética, padrão nas competições internacionais. Entre as principais características do hóquei sobre grama estão a regra da obstrução, segundo a qual o jogador não pode proteger a bola sem que ela esteja em movimento, e a proibição de usar a área curva do taco, o que exige grande habilidade no punho.

Os jogadores podem ser advertidos com três tipos de cartões: no verde, o jogador fica fora de campo por até 5 minutos (sendo que o mais comum são 2 minutos), no cartão amarelo no mínimo 5 minutos e no vermelho o Acervo Panamhockeyatleta é excluído definitivamente da partida. A bola, geralmente na cor branca, é feita de PVC e tem um diâmetro de 7,3 cm, pesando cerca de 160 gramas. Os gols só podem ser marcados dentro da área de 15 metros. Os tacos podem ser feitos de madeira (hoje mais usados por iniciantes) ou de composite (com diversas combinações de fibra de carbono, vidro e kevlar. Eles podem pesar até 737 gramas e têm diferentes tipos de curvatura dependendo da preferência de cada jogador.

O campo tem 91,40 metros de comprimento e 55 metros de largura, dividido por uma linha central e com uma outra a 23 metros de cada linha de fundo. O gol tem 2,14 metros de altura e 3,66 metros de largura. É proibido tocar a bola com qualquer parte do corpo (exceto para os  goleiros) e atingir o jogador adversário com o taco. Normalmente, quando é marcada uma infração, o time que a sofreu tem direito a um tiro livre do Acervo Panamhockeylugar onde esta foi marcada. No entanto, se a falta acontecer dentro da área de chute, ou se tratar de uma falta intencional da defesa, atrás de sua linha de 23 metros, é marcado um short-corner.

O short corner é um tiro livre do ataque, batido da linha de fundo a uma distância de 10 metros da trave. Todos os atacantes devem se posicionar fora da área de chute. Somente cinco defensores (incluindo o goleiro) podem ficar atrás da linha de fundo, enquanto os outros devem ficar atrás da linha do meio de campo. A vantagem é toda do ataque, que precisa apenas que a bola saia da área de 15 metros antes de concluir para o gol.

Qualquer falta intencional marcada dentro da área de chute resulta em pênalti em favor do ataque. O pênalti é cobrado a uma distância de 6,4 metros do gol e o jogador só pode dar um passo para empurrar a bola (não é permitido batê-la no pênalti).